Agatha Christie- Vida e as suas grandes obras
Vamos começar uma nova série aqui no blog falando sobre a vida e as grandes obras dos grandes escritores que deixaram sua marca na história mundial. Por isso, não podíamos começar com ninguém menos do que, Agatha Christie. Conhecida também como A senhora dos mistérios ou A rainha do Crime, como preferir chamar.
A escritora por trás dos livros

Créditos imagem: Wikimedia Commons
Tão misteriosa quanto suas histórias foi a vida de Agatha Christie. Mesmo tendo se passado mais de 100 anos desde a publicação de seu primeiro livro e mais de 40 desde sua morte, seus livros continuam sendo Best-sellers, vendendo mais de 4 milhões de cópias por ano sem nenhum sinal de queda.
Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em Torquay no Reino Unido, em 15 de setembro de 1890. Sua mãe era uma defensora da jornada dela para se tornar uma autora, incentivando Agatha a ler e escrever. Assim, desde muito jovem, ela ficou fascinada com a criação de seus próprios personagens, além de inventar histórias e peças constantemente.
E em 1912 Agatha conheceu Archie Christie, um aviador habilidoso por quem se apaixonou. Ambos queriam muito se casar, mas estavam sem dinheiro na época. Mas dois anos depois, na véspera do Natal de 1914, depois de ambos terem passado pelo início da guerra, finalmente se casaram. Archie na França e Agatha na Frente Interna agora trabalhando com o Destacamento de Ajuda Voluntária em um Hospital da Cruz Vermelha em Torquay. Eles se encontraram muito pouco durante os anos de guerra e só em janeiro de 1918, quando Archie foi chamado para o Ministério da Guerra em Londres, que Agatha sentiu que sua vida de casada realmente começou.
E 1918 com o início do casamento, também foi o início de Hercule Poirot. Enquanto publicava seu primeiro livro e criava um dos mais icônicos e excêntricos detetives da literatura de mistério.
Mas nem tudo foi um conto de fadas, pouco depois de seu casamento, sua mãe faleceu e ela enfrentou um divórcio amargo, quando Agatha descobriu que seu marido tinha uma amante que era amiga da família.
Esses eventos causaram em Agatha muito estresse, fazendo ela perder a memória por alguns dias, desaparecendo por cerca de duas semanas até que a polícia descobriu que ela havia se hospedado em um hotel com o nome da amante de seu marido. Agatha e Archie tiveram juntos uma filha, Rosalind, a única filha de Agatha.
Após alguns anos Agatha se casou novamente com Max Mallowan, um arqueólogo. Enfrentou novamente uma guerra mundial e teve que ser afastada do marido de novo, pois foi convocado para assuntos relacionados a guerra. Mas finalmente a guerra acabou, e Agatha pode ver sua filha se casar e conhecer sua neta.
Após uma carreira de enorme sucesso e uma vida feliz, Agatha morreu pacificamente, com 85 anos, em 12 de janeiro de 1976. Ela foi enterrada no cemitério de St Mary’s, Cholsey, perto de Wallingford.
Suas obras
Agatha Christie escreveu mais de 60 romances de mistério, como ficou conhecido seu gênero literário, além de mais de 10 livros de contos e alguns outros livros de temas não policiais. Não há dúvida de que ela tinha não só um verdadeiro talento para a escrita, mas também uma grande paixão. E todo esse empenho e sentimento em seus livros os fizeram se tornar obras de arte, um melhor que o outro.
Mas mesmo tendo um carinho especial por todos os seus livros, e afirmando que vale a pena ler cada um deles, resolvemos trazer um top #5 das melhores obras de Agatha Christie, segundo os fãs que votaram numa pesquisa mundial feita pelo próprio site oficial da escritora agathachristie.com .
5°- Os crimes ABC

Em os crimes ABC, Hercule Poirot recebe uma carta o desafiando a solucionar um crime anunciado, temendo o pior ele não perde tempo. E a surpresa? Na data e no local indicados, o assassinato realmente acontece. E o assassino misterioso que se identifica apenas como “ABC”, desafia Poirot enviando cartas informando ao detetive detalhes sobre os próximos assassinatos que ele irá cometer. A única pista de Poirot é que o padrão dos assassinatos segue a ordem alfabética dos nomes das vítimas e das cidades em que eles ocorrem. Nem preciso dizer que você fica preso ao livro do começo ao fim sem nem ao menos respirar ao virar as páginas.
4°- Morte no Nilo

Morte no Nilo narra um novo desafio a Hercule Poirot. Durante uma viagem de férias, a tranquilidade de um cruzeiro de luxo pelo rio Nilo chega ao fim quando o corpo de Linnet Doyle, uma bela e jovem milionária que viajava em lua de mel é descoberto em sua cabine. Poirot logo descobre que cada passageiro é suspeito, pois todos tinham motivos para tirar a vida de Linnet. Em uma trama de omissões e mentiras, Poirot precisa descobrir a verdade sobre esse assassinato que fica cada vez mais indecifrável, mas é claro que não para o nosso investigador favorito.
3°- O assassinato de Roger Ackroyd

O assassinato de Roger Ackroyd foi o terceiro escolhido como o melhor mistério de Agatha, com 8% dos votos. A história desse clássico conta quando o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, assassinado esfaqueado com uma adaga, em sua própria casa. Hercule Poirot chega à cena do crime para tentar encontrar uma possível ligação entre esse e outros dois assassinatos. Sem sombra de dúvidas essa história de Agatha mereceu sua posição, pois é um dos livros mais bem escritos da autora, cheio de nuances e mistérios.
2°- Assassinato no Expresso do Oriente

Assassinato no Expresso do Oriente levou o segundo lugar, com 16% dos votos. Essa história já bem conhecida, principalmente depois da adaptação pro cinema se passa em um trem luxuoso em meio a uma nevasca. E em meio a viagem, no meio da noite, um homem é assassinado com 12 facadas, sem que nenhuma pessoa fosse vista deixando o vagão. Nesse cenário o detetive Poirot precisa descobrir qual dos passageiros é responsável pelo crime.
1°- E não sobrou nenhum

O grande campeão foi E não sobrou nenhum, com 21% dos votos. Afinal estamos falando do romance policial mais vendido de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Esse é um dos livros de Agatha em que Poirot não faz sua aparição, melhor, não tem um detetive para resolver o mistério. Uma ilha misteriosa, um poema infantil, dez soldadinhos de porcelana e muito suspense são os ingredientes com que Agatha Christie constrói seu romance mais importante. Dez pessoas são convidadas a ir em uma ilha misteriosa, aparentemente passar alguns dias de férias, quando de repente começam a ser cometidos assassinatos em sequência e seguindo os versos de uma canção infantil. Quem é o assassino? Existem mais alguém na ilha? E como e por que armou um crime tão complexo? Bem, você também está convidado a descobrir as respostas lendo essa obra prima de Agatha Christie.
Gostou de conhecer mais sobre a vida dessa mulher incrível e inteligente? Concordou com os vencedores? Conta pra gente aqui nos comentários e se quiser mais sugestões de romances policiais confira: 6 livros incríveis de suspense e mistério que vão te tirar o fôlego.
-0 Comentários-