London Book Fair 2022- Comemoração em meio ao caos
Depois de dois anos de duras restrições devido a pandemia, a London Book Fair volta com tudo esse ano. Embora muitos estejam retornando, a incerteza contínua em torno agora não só da pandemia, mas também da guerra na Ucrânia. Mas mesmo com o temor que cerca o ar a volta ainda merece comemoração. Por isso, vem conferir como a feira foi preparada pra esse ano.
London Book Fair 2022

A feira está expondo 480 mesas no Centro Internacional de Direitos, e todas estão reservadas, segundo os organizadores. O IRC será menor do que nos anos anteriores, quando oferecia cerca de 700 mesas, consequência das reformas no centro de exposições Olympia London que exigiu a mudança do centro para o térreo, mais próximo dos expositores.
Embora a maioria das pessoas digam que estão animadas por mais uma vez estarem cara a cara com seus colegas internacionais, as perguntas sobre o LBF permanecem. Deixando de lado a guerra na Ucrânia, que todos os entrevistados dizem ser devastadora, mas é improvável que afete a feira, muitos temem que um novo desenvolvimento com a pandemia possa fazer com que mudem seus planos de participar. Alguns também lamentam o fato de que a participação de seus colegas europeus possa ser menor do que o normal.
Expectativas para essa edição

“Tudo foi mais provisório este ano”, diz Gail Hochman da Brandt & Hochman, entrevistada pela revista PW. Ela acrescenta que, embora estejam indo, o acúmulo não foi como nos anos pré-pandemia. “Geralmente, no minuto em que voltamos do Natal, somos bombardeados por olheiros, editores e coagentes pedindo reuniões. Este ano, não houve tanta agitação.”
Hochman, como muitos agentes entrevistados, diz que decidiu participar da feira em fevereiro, e apenas porque sabe que ainda pode cancelar e obter um reembolso. Mas ela continua otimista. “Acho que o humor das pessoas que decidiram ir é relativamente positivo em relação à feira em si”, explica ela. “Se não estivéssemos otimistas, cancelaríamos nossos planos e simplesmente não iríamos.”
Hannah Brattesani, da Agência Friedrich, diz que está ansiosa para participar dos eventos, que, ela observa, vão desde o coquetel antes do jantar até as noites de jazz. “É a primeira feira presencial em que participamos em anos e, como nossas primeiras interações após a quarentena, todos temos muito o que atualizar.”
“As feiras do livro são, em muitos aspectos, o que são nossas profissões”, explica. “Houve uma sensação de empolgação e expectativa, mas parece desaconselhável fazer previsões sobre o clima na feira agora, principalmente à luz dos recentes eventos na Ucrânia.”
A diretora de direitos da subsidiária Susan Velazquez diz que a agência notou “atividade substancial” na Feira do Livro de Frankfurt do ano passado, apesar da baixa participação presencial. Quando viu os números da taxa de infecção omicron caindo, queria estar em Londres. “Não será tão animado quanto nos anos anteriores”, prevê, mas “é a primeira vez que muitos de nós poderemos nos conectar com nossos parceiros estrangeiros em vários anos, e há alguma alegria nisso”.
Szilvia Molnar, diretora de direitos estrangeiros da Sterling Lord Literistic, confirma que a mesa da agência no centro de direitos foi rolada a partir de 2020. Enquanto espera ver colegas internacionais após uma pausa tão longa, ela está observando a situação na Ucrânia e está particularmente preocupado com os colegas de lá e na Rússia. “Conseguimos nos adaptar às feiras de livros canceladas desde a pandemia”, diz ela, “portanto, se a feira do livro não acontecer, garantiremos a promoção dos direitos de tradução de nossos autores de outras maneiras”.
Peter McGuigan, fundador da Ultra Literary, é ainda mais enfático, quando perguntado sobre o que espera: “Pessoas que estão acostumadas a se ver três vezes por ano se vendo pela primeira vez em dois anos e meio? Eu prevejo que será incrível.”
Em meio ao caos de países uns contra os outros, com certeza ver tantas pessoas empenhadas em se reunir para celebrar culturas internacionais juntos é um bom motivo para comemoração. Acompanhe mais detalhes sobre a feira esse ano pelo site https://www.londonbookfair.co.uk/ e leia nosso artigo Quem foi William Shakespeare? Para já se preparar para as novidades que estão vindo desse evento.
-0 Comentários-