Ministério da Cultura, BNDES,
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Notícias

Patrick Chamoiseau na FLUPP

A FLUPP 2016 conseguiu algo que almeja desde que a primeira edição do evento aconteceu: trazer o renomado escritor, poeta e dramaturgo francês: Patrick Chamoiseau. Infelizmente, sua obra não está mais disponível no Brasil mas a importância dela é fundamental. É um permanente exercício de afirmação da cultura crioula de seu país, e do mundo como bem demonstrou o ensaio Elogio da Crioulidade. A equipe da FLUPP não mediu esforços para que neste ano ele pudesse estar entre os autores da programação: desde reuniões na França com os editores até insistentes telefonemas enaltecendo a importância da sua presença.

A consagração literária do autor ocorreu em 1992, quando ganhou o Prêmio Goncourt com o romance Texaco, livro que tem uma importância em especial para os curadores do evento. Patrick Chamoiseau é um sonho que por fim vai se tornar realidade na Cidade de Deus, neste ano de 2016.

Além de inúmeros artigos, Chamoiseau escreveu diversos roteiros para o cineasta Guy Deslauriers, também convidado da FLUPP. O evento acontece no domingo ao lado de Conceição Evaristo, com mediação de Flávia Oliveira.

serviço:
QUILOMBOS DE PAPEL [TENDA MORANGOS MOFADOS]
Domingo, 13 de novembro, às 16h00
Conceição Evaristo e Patrick Chamoiseau Mediadora: Flávia Oliveira
A literatura negra é quase sempre sinônimo de resistência. A quase totalidade dos livros produzidos na Diáspora propõe uma arte engajada, que não raro visita diversos períodos da história para mostrar os vínculos entre a escravidão e a complexa situação do negro nas sociedades pós-coloniais.

Compartilhar:

THE MACHINE TO BE ANOTHER (A Máquina de Ser Outro)

THE MACHINE TO BE ANOTHER (A Máquina de Ser Outro)

Uma das grandes atrações da FLUPP 2016, o coletivo interdisciplinar BeAnotherLab (Barcelona, ES), criador do sistema A Máquina de Ser Outro desenvolve ferramentas que geram elos empáticos entre pessoas com experiências de vida distintas.

A partir de uma metodologia que funde Realidade Virtual, Ciências Cognitivas e Teatro Imersivo, o público visitante poderá provar dois tipos de experiências: trocar de corpo com uma outra pessoa, por meio da instalação Body Swap; e vivenciar a história de um personagem real a partir da sua própria perspectiva, com as performances Embodied Narratives. Colocar-se no lugar do outro é o melhor lugar não apenas para entender uma situação ou sentimento alheio, mas para despertar o desejo de encontrar soluções para diversos problemas e injustiças sociais.

Narrativas de personagens reais, que serão previamente gravadas e apresentadas pelo coletivo durante a FLUPP da Cidade de Deus, envolverão familiares e amigos de jovens negros de origem popular os quais tiveram suas vidas ceifadas pela violência urbana, em particular a policial. Nesse contexto, A Máquina de Ser Outro oferece experiências imersivas individuais para estimular sentimentos de empatia e compaixão, que são necessários para entender a situação do outro de uma maneira profunda, gerando cumplicidade entre usuários e entre os personagens reais e usuários.

Com esta instalação, fruto da tripla parceria entre Flupp, BeAnotherLab e familiares de jovens mortos pela violência social, as tecnologias contemporâneas serão um meio que permitirá ao público ver-se literalmente no corpo de outra pessoa e vivenciar a sua história. Espera-se, assim, colocar em evidência a situação de ameaça que sofrem tantas vidas negras, mas ao mesmo tempo plantar a semente de uma sociedade mais empática, tolerante, despertando a consciência de que somos todos parte de uma mesma humanidade.

http://www.themachinetobeanother.org

Compartilhar:

Taverna da FLUPP

Há mais de 10 anos, o Sarau Uma Noite na Taverna (uma referência ao livro de Álvares de Azevedo) promove uma verdadeira celebração à poesia em São Gonçalo! Uma vez ao mês, sempre temático e gratuito, o encontro reúne cerca de 200 pessoas inspiradas por Romulo Narducci e Rodrigo Santos (Fluppenseiro que hoje faz parte da banca da Flupp). Chega junto que esse sábado tem
Bruna Beber, Uma Noite na Taverna e #FluppPensa no Bossa Jazz em São Gonçalo!

Compartilhar:

newsletter